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Transformação digital
Quando muitos falam sobre alguma coisa as mensagens podem ser contraditórias, e isso se passa com a Transformação Digital. Para uns é o mundo novo, a libertação das tarefas entediantes, a comunicação universal, a democratização do conhecimento. Já para outros pode ser a perda da privacidade, o desemprego, a manipulação das informações e dos comportamentos.
Dependendo da situação, um lado ou o outro podem estar certos. Por isso o importante é você saber responder as quatro perguntas básicas sobre este tema:
- O que é transformação digital?
- Como ela poderá impactar o meu negócio?
- Qual a melhor maneira de usá-la ao meu favor?
- Que cuidados terei que tomar?
Certamente as respostas não são rápidas e simples. Avaliar a situação atual e prever o futuro é um exercício de aproximações sucessivas; ou seja, a visão ou impressão inicial deve ser refinada com mais e mais dados e análises, até que o quadro se torne claro. Portanto, vamos começar com os conceitos básicos e, ao longo dos próximos artigos, aprofundaremos os estes conceitos e acrescentaremos detalhes práticos para a seu uso efetivo.
1 – O que é Transformação Digital?
É o processo – alavancado pelo uso intensivo da tecnologia digital – para adequar a estratégia, as políticas, os produtos e/ou serviços, os procedimentos, a cultura e a estrutura organizacional de uma empresa.
2 – Como a transformação digital pode impactar o meu negócio?
Esta é uma pergunta que pode ter somente duas respostas: positivamente ou negativamente.
- Positivamente, quando ela adiciona mais valor ao seu produto ou serviço. Isso pode ser alcançado por vários caminhos combinados para o cliente: menor tempo de atendimento; maior facilidade de compra ou de uso; novas funcionalidades; menor custo de aquisição ou de uso. Mas, também devemos considerar as vantagens internas: maior agilidade nas decisões, melhora geral no clima organizacional, maior fluidez nos procedimentos internos e na troca de informações são alguns deles.
- Negativamente, exceto para os casos em que a transformação em si tenha sido feita de forma inadequada (erro na escolha da tecnologia, ou na sua implementação) a principal preocupação deve ser a de não fazer a transformação a tempo. Nenhuma empresa hoje está a salvo de se ver ameaçada por outra que realizou a sua transformação, seja ela um concorrente tradicional ou uma novata. E aqui vale o ditado que diz “Todo Golias vai encontrar o seu Davi”. Exemplos: até o final da década de 1980 o mercado mundial de filmes fotográficos era dominado por 3 empresas, sendo que uma delas tinha quase 70% da demanda. Mas as câmeras digitais e depois os smartphones reduziram estas gigantes a pó. O mesmo aconteceu com as máquinas de escrever, tornadas peças de museu pelos processadores de texto. E até uma empresa que nasceu “disruptiva”, quando se acomodou foi rapidamente ultrapassada. Basta lembrar dos telefones Blackberry, um ícone no início do século XXI, e que acabaram ultrapassados pelos iPhones e Smartphones.
3 – Qual a melhor maneira de usar a Transformação Digital a meu favor?
Em primeiro lugar ter uma cultura questionadora, buscando sempre desafiar a lógica do que está funcionando bem. Perguntas bem formuladas vão levar a respostas inovadoras. “Quem não é meu cliente e, por que ainda não é?”; “Que produto ou serviço poderia substituir o que eu faço e vendo?”; “Quais mudanças na tecnologia, no comportamento, na cultura ou na economia estão alterando os hábitos, desejos e necessidades do meu público-alvo?”
As respostas destas perguntas certamente vão gerar muitas ideias, e delas começará a surgir a abordagem a ser seguida para a Transformação Digital da sua empresa.
4 – Que cuidados terei que tomar?
Em primeiro lugar ser realista. Toda mudança traz mais trabalho, com algum desconforto e resistência iniciais, que vão implicar num esforço extra de toda a organização. Portanto, é necessário se preparar para atravessar esta fase de desconforto, até que os resultados esperados comecem a aparecer. Felizmente, já existem práticas comprovadas que reduzem os riscos, as resistências e o tempo necessário para executar uma Transformação Digital.